New Blogger versus WBloggar

De forma sucinta, o WBloggar é um programa gratuito que permite a escrita, manuseamento, gestão e publicação de blogs de forma remota, ou seja, a partir do próprio computador em que se trabalha. Pode-se escrever um novo post (ou alterar qualquer dos existentes) sem ter de estar on-line e sem necessidade de aceder ao endereço da plataforma onde está alojado o nosso blog; depois, já on-line, basta enviar os novos conteúdos, à distância, por assim dizer; o Wbloggar permite isto, para a maioria se não para todas as plataformas (Blogger, WordPress, MT, B2, LiveJournal, etc.), mas possibilita ainda um interface de escrita e de gestão muito mais completo do que o específico de qualquer daquelas plataformas.
(Mais indicações num post anterior sobre esta ferramenta.)


Alguns utilizadores do WBloggar ficaram absolutamente “pendurados” quando, recentemente, um ou todos os seus blogs passaram da conta “Old” para a “New Blogger”. Evidentemente, não apenas os dados de acesso mudaram, como também o endereço do “host” Blogger é agora, para os blogs que já migraram, ligeiramente diferente; por isso, deixou de ser possível, com o WBloggar, enviar novos posts ou “ir buscar” os anteriores.

A solução para isto é muito simples: não altere as definições actuais; crie uma nova “conta” no WBloggar.

1. File | Add account | (Yes) Next
2. (Custom) [esta opção está no fim da lista]
3. Account Alias: Novo Blogger [ou qualquer outro nome à escolha] | (assinale ou não o “Ping”)
4. Next | Next [verifique se é de alterar alguma coisa; em princípio, não]
5. Host: www2.blogger.com | Port: 80 [ou outra, verifique; retire a opção https, se assinalada]
6. Next | User: (o endereço de email da sua conta Google) | Password (da sua conta Google) [assinale ou não “save password”]
7. Finish

Se não houver nenhuma mensagem de erro, está de novo com o seu WBloggar “em linha” com a Blogger.com. Para testar a configuração, importe alguns posts ou envie um novo, como teste, o qual a seguir irá apagar remotamente.